terça-feira, 20 de abril de 2010

Ação Social de Quissamã, promove cursos de capacitação

Ação Social promove cursos de capacitação







Panelas a todo vapor, forno aguardando as massas, cheirinho de delícias no ar: começou nesta segunda-feira (19/04) mais um curso promovido pela Secretaria de Ação Social, através do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). Com o curso de salgados e massas, os participantes estarão aptos a gerar uma renda extra para a família através da produção em casa destes quitutes. “Hoje, primeiro dia de aula, por exemplo, estamos aprendendo a fazer quiche de vários sabores. Vamos fazer o quiche de peito peru com queijo minas; o outro é de presunto, azeitona e passas; e ainda o de frango com requeijão. Antes de falarmos das técnicas de produção em si, explicamos também todas as medidas de higiene e manipulação”, explica a gastrônoma Amanda Sales Chagas, instrutora do curso. Os cerca de 40 alunos estão divididos em três turmas. O objetivo, segundo a coordenadora dos cursos do CRAS, Rosane Maria Barreto de Barros, é tanto ensinar as técnicas para aquelas pessoas que nunca tiveram contato com este tipo de trabalho, quanto promover o aperfeiçoamento daquelas que já trabalham na área. Princípio que também vale para os outros cursos já realizados este ano, como manicure, pedicure e depilação.
No momento, um outro curso que está sendo realizado é o de cabelereiro. “Os cursos são escolhidos a partir da demanda que as próprias pessoas assistidas pelos programas sociais de transferência de renda apresentam para nós. São elas que nos indicam aquelas atividades que gostam e que têm interesse, e também que darão retorno depois. O objetivo é complementar a renda familiar”, explica a secretária de Ação Social, Elizabeth Sans.
Irinice Cunha da Fonseca, moradora do Sítio Quissamã, é uma das alunas e está entusiasmada com o que está aprendendo. “Já trabalho produzindo barquetes, quibes, canudinhos, esfirras e coxinhas. Aqui é uma oportunidade de aprender coisas novas, sofisticar a produção. Eu, por exemplo, costumo fazer uma massa sem ovo e a instrutora faz com ovo, ou seja, é um jeito diferente. É válido para aprender mais”, afirma Irinice, que já fez os cursos de decoração com bolas e de biscuit pelo CRAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário